Boletins da Rede Paulista de Educação Patrimonial
Periodicamente a Repep elabora Boletins que informam e explicam sobre alguma questão impactante que foi definida nas nossas reuniões ou algum evento realizado por nós ou que teve a participação de algum integrante da Repep. Nossos boletins tem o caráter de publicizar tais realizações e feitos.
2023:
Com alegria compartilhamos que a Repep conquistou esta semana a nomeação para receber o Prêmio Pontos de Memória 2023 do Ibram. Viva! A premiação reconhece instituições que, assim como a Repep, se engajam em práticas para a garantia do direito à memória e de um patrimônio cultural que é vida. Confira o texto escrito por Mariana Kimie Nito (@mk.nito) sobre essa importante conquista, na edição de novembro do boletim da Repep que acabou de sair!
Nesta edição de outubro, o Boletim da Repep conta com o relato de Anaclara Volpi Antonini (@anaclara.bala) sobre os debates ao vivo promovidos pela rede durante a pandemia de covid-19, com destaque à live “Estátuas, não podemos ficar parados” que ocorreu em julho de 2020. Reproduzimos o texto elaborado para esse debate de autoria de Igor Santos Valvassori (@igorvalvassori) e Mariana Kimie Nito (@mk.nito). Confira o boletim e acesse também as gravações das lives em nosso canal no Youtube.
Repep em movimento, patrimônio em disputa! Os textos apresentados no boletim deste mês mostram ações de luta pelas memórias e a importância dos movimentos culturais. Vitor Stalmann (@vittaum ) e Rui Primo (@ruiprimro ) do Movimento em Defesa do Parque Morro Grande relatam as atividades na Jornada do Patrimônio de São Paulo e as lutas pela implantação do parque. Em seguida, Alberto Luiz dos Santos (@beto_spvls ) nos apresenta os embates e importantes conquistas para a preservação e continuidade do Santa Marina Atlético Clube (SMAC). Por fim, apresentamos uma manifestação pública da Repep em defesa do nome DPH e da valorização de seus profissionais! Esperamos que a cidade de São Paulo continue comportando a diversidade de experiências e referências culturais que a constroem.
Inventários participativos são destaque na edição de agosto do boletim da Repep (@repep_edupatrimonial). Diretamente de Belém, Maryclea Maues (@maryclea) compartilha conosco o projeto “Inventário Participativo como instrumento para identificação e gestão do patrimônio cultural” que está sendo feito em 4 cidades brasileiras. Em seguida, Ana Paula Soida (@anasoida) nos apresenta o processo do Inventário Participativo da região do Arouche LQBTQIA+ (@mona_lgbtqia) e Anderson Sousa dos Santos (@_endy.el) nos brinda com seu relato pessoal da sua relação com o Arouche e seu envolvimento no inventário. Confira também a agenda da Jornada do Patrimônio de SP!
A Repep faz história! Em comemoração aos 10 anos de boletim, lançamos uma reflexão sobre nossa trajetória numa edição especial do boletim. O texto é de autoria de João Demarchi (@joao_dema). Você encontra também nesta edição uma seleção de textos sobre a repep (@repep_edupatrimonial) e compartilhamos um novo marco da nossa vida: agora somos Ponto de Memória!
No boletim de julho da Repep compartilhamos dois relatos de eventos importantes que aconteceram recentemente e abordaram o tema da educação patrimonial. O primeiro é escrito por Paulo Tácio (@paulotacioaires) que conta sobre a aula aberta que ministrou na UFNT. Nessa ocasião ele compartilhou as reflexões desenvolvidas no doutorado recém defendido na USP. Já o segundo relato é assinado por Danilo Pereira (@eu_danilopereira) que sistematiza as principais reflexões do seminário sobre patrimônio cultural realizado pelo Instituto de Arquitetura da USP de São Carlos. Confira e fique por dentro das atuações dos membros da rede!
No boletim repep de junho/2023, o Movimento Mobiliza Saracura/Vai-Vai apresenta sua luta pela memória e cultura negra no bairro do Bixiga em resposta aos processos de apagamento e exclusão social empreendidos nos últimos anos. Atualmente, as disputas em torno das obras do metrô no bairro tem impulsionado diferentes ações de (re)existência negra: Não somos contra o metrô! Somos contra o apagamento histórico!
Nossa publicação periódica está de volta com novo formato e muitos conteúdos. Confira nesta edição o nosso texto de acolhimento e reflexão da Vala Clandestina de Perus. Seguimos na luta!
2017:
2015:
2014:
2013: