4. Premiações da Repep
Saiba mais: 2023 foi um ano de conquistas e reconhecimento público das ações educativas que a Repep vem desenvolvendo. Fomos reconhecidos como Ponto de Memória pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), vinculado ao Ministério da Cultura, recebemos o Prêmio Pontos de Memória 2023, do Ibram, além do Prêmio Inventários Participativos pelo trabalho Inventário Participativo Minhocão contra gentrificação, que ficou em 1o. lugar e recebeu a pontuação máxima pela equipe de avaliadores.
Resultado Prêmio Pontos de Memória
Resultado Prêmio Inventários Participativos.
3. Repep apoia a luta do Santa Marina Esporte Clube para garantir a permanência da prática cultural do futebol no seu campo centenário.
Saiba mais: O debate e as reivindicações pela proteção do futebol de várzea paulistano como patrimônio cultural têm perpassado o circuito varzeano. Desde os encontros semanais entre varzeanos/as e entusiastas da várzea, em seus lugares de encontro, até instâncias acadêmicas, jurídicas e legislativas. Nos últimos anos, eventos científicos, fóruns de discussão sobre políticas públicas de cultura, publicações de livros, teses e artigos, têm trazido a questão ao debate público, de modo a potencializar a organização pela urgente necessidade protetiva supracitada. Um caso marcante desse esforço envolve o Santa Marina Atlético Clube (SMAC), que teve no último dia 29/05/2023 suas atividades interrompidas pela decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no processo nº 1008266-49.2020.8.26.0004.
Clique aqui para ver o parecer da Repep sobre o caso.
2. Educação patrimonial é aprender com o mundo e a cultura que construímos - Portal Aprendiz (publicado em 07/07/2015)
1. Lançamento Livro - Ana Mae Barbosa e Ana Amália T. B. Barbosa (publicado em 29/05/2015)