GT Brasilândia Ó

GT-Brasilândia Ó:

Situação: em andamento. 

O Grupo de Trabalho Brasilândia da REPEP foi formado em parceria com o Ponto de Memória da Brasilândia, moradores do bairro e pesquisadores na área do patrimônio cultural. A intenção do GT é propor a revisão da resolução de tombamento do Núcleo Original da Freguesia do Ó pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP (Resolução nº 46/92).

Esta proposta de revisão envolve principalmente a área envoltória dos Largos Nossa Senhora do Ó e Matriz Velha, tendo em vista a ameaça de descaracterização dos bens culturais diante de processos marcantes da cidade de São Paulo, destacando-se a especulação imobiliária e a inauguração da Estação de Metrô Freguesia do Ó. Para tanto, o GT está desenvolvendo uma ação educativa visando articular moradores e frequentadores do local na discussão e sensibilização sobre estas questões. Os resultando da ação educativa irão compor um Dossiê que aponte a condição destes bens (edificações, conjunto paisagístico, vista da cidade), os principais processos sociais que os envolvem atualmente, dando subsídio ao pedido de Revisão.

Entre as ações deste GT estão: a Gincana Cultural “Cadê o Patrimônio?”; e a análise dos “Territórios de Preservação”, previstos no Projeto de Lei 272/2015, que estabelece a revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo no Município de São Paulo, com base no Plano Diretor Estratégico (PDE), aprovado pela Lei n. 16.050 de 31 de julho de 2014.