Boletim REPEP - 19ª Edição - Maio (2017)

O Grupo de Trabalho Brasilândia / Freguesia do Ó retomou, no dia 06 de maio, suas atividades voltadas ao pedido de revisão do perímetro de tombamento do Núcleo Original da Freguesia do Ó.

Um dossiê elaborado pelo Grupo, contendo as justificativas e proposições de ampliação do tombamento já havia sido enviado ao Departamento de Patrimônio Histórico de São Paulo em 2016.  Além de um esforço prático coletivo, esse dossiê trouxe o legado de um conjunto de atividades, diálogos e reflexões já desenvolvidas pelo Grupo, entorno da problemática da preservação dos bens culturais do bairro em face da especulação imobiliária e verticalização. Em linhas gerais, a grande intenção do pedido é garantir a preservação da vista da Freguesia do Ó, o que coaduna com as justificativas que levaram ao tombamento de seu Núcleo Original em 1992.

Tendo em vista que, no encontro realizado em 2016, os membros do DPH propuseram algumas modificações ao dossiê elaborado, principalmente no sentido da abrangência do perímetro e da seleção das quadras contempladas, o GT alinhou, na última reunião, as últimas tarefas para que um novo dossiê seja enviado ao DPH no próximo mês.

Além dessas atividades, a reunião também encaminhou as primeiras ideias para a elaboração de um Roteiro / Visitação ao bairro, junto à Programação da Jornada do Patrimônio 2017, realizada pela Prefeitura Municipal de São Paulo. A intenção é propor uma atividade que parta do interior da Escola Estadual Padre Manoel da Nóbrega, localizada no Núcleo Original, uma vez que um dos eixos da Jornada 2017 denomina-se “o Estudar” e tem a intenção de desenvolver diálogos acerca patrimônio que envolve os Grupos Escolares datados das primeiras décadas do século XX, como é o caso da EE Padre Manoel da Nóbrega. A atividade está em fase de elaboração, buscando articular nossas atividades junto aos estudantes, educadores e familiares.