II Encontro de Trabalho da Repep

2o ENCONTRO DE TRABALHO

DA REDE PAULISTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – REPEP

14 de maio de 2016 (sábado)  | das 9:00 – 17:30

Local: Museu da Imigração | Rua Visconde de Parnaíba, 1316 (melhor acesso pelo metrô Bresser-Mooca)

Em 2014, a Repep realizou o seu I Encontro de Trabalho que teve o objetivo de construir coletivamente a Rede e contou ampla presença de interessados em debater o que deve ser uma rede educativa no campo do patrimônio.

No 2o ENCONTRO DE TRABALHO serão apresentados os primeiros resultados de trabalhos que a Rede vem desenvolvendo por meio de seus GTs (Grupos de Trabalho), visando repensar estratégias de atuação e o que vem a ser o papel de um coletivo educador na área de patrimônio. Para tanto, contaremos com as mediadoras Ingrid Hötte Ambrogi, professora do Programa de Pós Graduação em Educação Arte e História da Cultura e do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Sônia Regina Rampim Florêncio, Coordenadora de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Durante o II Encontro também teremos o lançamento da publicação Educação Patrimonial: Inventários Participativos do IPHAN. A publicação   é um desdobramento do Programa Mais Educação, a partir de sua apropriação pela sociedade civil. É direcionada para uso livre de todos como um instrumento para a mobilização social por meio das referências culturais. A metodologia está sendo utilizada pela REPEP no GT Baixo Centro.

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO:

9:00 – 9:30 | Credenciamento

9:30 | Abertura Museu da Imigração e apresentação REPEP

• O que é educação patrimonial?

10:30: Mesa 1: Apresentação dos Grupos de Trabalho

• GT Baixo Centro: O Inventário participativo: Minhocão contra gentrificação;
  • GT Brasilândia Ó: A vista da Freguesia do Ó;
  • GT São Luiz do Paraitinga: O material de apoio em Educação Patrimonial.

12:00 | Debate com o público

12:30 | Lançamento da publicação IPHAN:

Educação Patrimonial: Inventários Participativos

12:30 – 14:30 | Pausa para almoço e visita livre ao museu

14:30 | Mesa 2: Apresentação de Grupos de Trabalho e debates.

• GT Bixiga: Ações desenvolvidas e desafios de atuação;
  • GT Paranapiacaba: Explorando problemáticas do território;

15:30 | Debate com o público

16:00 | Apresentação das debatedoras

• avaliação dos trabalhos realizados e a perspectiva de ações futuras da Rede

17:00 | Debate e encerramento

Debatedoras confirmadas

• Ingrid Hötte Ambrogi. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta I do Programa de Pós Graduação em Educação Arte e História da Cultura e do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve pesquisas nas áreas de História da Cultura e Educação com temáticas sobre processos educativos, prédio escolar, a cidade de São Paulo e organização de arquivos e acervos.
  • Sônia Regina Rampim Florêncio. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), especialização em Sociologia Rural pela Universidade Estadual de Campinas (1993), especialização em Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social pela Enap (2013) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é Coordenadora de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. Suas experiências de pesquisa e trabalho são:educação de jovens e adultos e educação patrimonial, metodologias participativas.

Parcerias:

Centro de Preservação Cultural (CPC/USP)

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo / Departamento do Patrimônio Histórico - CONPRESP/DPH

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Laboratório de Geografia Urbana Depto de Geografia/FFLCH/USP

Museu da Imigração do Estado de São Paulo