GT Brasilândia Ó

Situação: finalizado com entrega da proposta ao DPH.

O Grupo de Trabalho Brasilândia da REPEP foi formado em parceria com o Ponto de Memória da Brasilândia, moradores do bairro e pesquisadores na área do patrimônio cultural. A intenção do GT foi propor a revisão da resolução de tombamento do Núcleo Original da Freguesia do Ó pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP (Resolução nº 46/92).

Sobre a revisão do Tombamento

Esta proposta de revisão envolveu a área envoltória dos Largos Nossa Senhora do Ó e Matriz Velha, que correspondem aos trechos do Outeiro do Ó. O que justifica a proposta é a necessidade de preservar a vista histórica do outeiro em direção à cidade e vice-versa. Esta  visada histórica está ameaçada pela expansão imobiliária vertical, fomentada pela construção da Estação de Metrô Freguesia do Ó. Para tanto, o GT desenvolveu diversas ações educativas visando articular moradores e frequentadores do local na discussão e sensibilização sobre estas questões, além de participar ativamente nas Jornadas do Patrimônio (DPH/SMC/PMSP) com elaboração de roteiro de visitação. 

Entre as ações deste GT estão: a Gincana Cultural “Cadê o Patrimônio?”; e a análise dos “Territórios de Preservação”, previstos no Projeto de Lei 272/2015, que estabelece a revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo no Município de São Paulo, com base no Plano Diretor Estratégico (PDE), aprovado pela Lei n. 16.050 de 31 de julho de 2014.

A proposta de revisão da Regulamentação do entorno foi protocolada e entregue ao DPH em 09 de junho de 2019.

9jun2019 entrega dossie Freguesia

Jornada patrimonio 2020  pela vista O    campanha freguesia2

Legenda das fotos: acima, membros do GT Brasilândia entregam a proposta no DPH; à esquerda, participação da Repep na Jornada do Patrimônio em 2020; à direita a campanha pela preservação da vista do outeiro do Ó. Imagem abaixo: campanha no facebbok pela aprovação da proposta no Conpresp.

Acesse a proposta da Repep clicando aqui: /sites/repep.fflch.usp.br/files/inline-images/Proposta%20tombamento%20Freguesia_Repep.pdf